Rio - A Seleção Brasileira masculina de vôlei vai partir com tudo para garantir definitivamente a primeira colocação do Grupo D da Liga Mundial, neste fim de semana, no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, Ceará. O Brasil enfrenta a seleção holandesa neste às 9h, e no domingo, a partir das 9h45min.
Se vencer os dois confrontos, a Seleção poderá enfrentar a Alemanha, nos dias 16 e 17 de junho, em Recife, já pensando nas finais, que serão disputadas em Katowice, na Polônia, de 25 a 30 de junho. Para o primeiro jogo, o técnico Bernardinho pretendia contar com Giovane na equipe titular, mas como o ponteiro está com uma virose, Dante será o titular.
“Acredito que no domingo ele já estará bem melhor e entrará desde o início”, afirmou o treinador, que na última sexta-feira já contava com o atacante nos treinos.
Em compensação, o levantador Marcelinho ficará fora das duas partidas. O jogador, que havia sofrido uma fisgada na panturrilha esquerda, também já está trabalhando com o grupo, mas só voltará a treinar forte a partir desta segunda-feira.
“O resultado do exame não constatou lesão muscular. Por isso, ele voltou a treinar, mas continuará sendo medicado e fazendo fisioterapia”, esclareceu o médico Ney Pecegueiro.
Como a média de altura da equipe da Holanda é 1,98m, a maior preocupação dos brasileiros é acelerar as jogadas para confundir o bloqueio adversário. “Ainda estamos pegando ritmo de jogo, mas precisamos ser muito rápidos contra os holandeses, pois eles são muito altos. Se acelerarmos as jogadas, conseguiremos fugir do bloqueio”, analisou o oposto André Nascimento.
Outro ponto forte da Holanda é o saque, que segundo Bernardinho, colocará em cheque a eficiência do passe brasileiro. Por isso, desde que a Seleção se reapresentou na quarta-feira, o treinador vem dando ênfase ao sistema defensivo.
“Contra time alto não tem jeito: tenho de trabalhar com o passe na mão para diversificar as jogadas. Mas não é só isso. Temos de sacar muito bem para, logo de cara, desestruturar os holandeses”, justificou o levantador Maurício.
A equipe que entra em quadra neste sábado já está definida e terá Maurício, Dante, André Nascimento, Gustavo, André Heller, Nalbert e o líbero Sérgio. O banco brasileiro será formado por Ricardinho, Giovane, Anderson, Henrique e Rodrigão.