Rio - Grêmio e Corinthians jogarão neste domingo, às 16h, em Porto Alegre, a primeira partida da decisão da Copa do Brasil 2001. As equipes vêm empolgadas pelas respectivas conquistas nos campeonatos estaduais e pela boa fase na temporada. Esta é a sétima decisão de Copa do Brasil que o Grêmio participa. O time gaúcho é tricampeão da competição. Já o Corinthians venceu apenas uma vez a Copa do Brasil, em 1995, justamente em uma final contra o Grêmio.
No Corinthians, Scheidt e Rogério foram poupados do treinamento com bola e fizeram tratamento. Ambos estão com dores no joelho direito, devido a pancada no jogo contra a Ponte Preta. Mas o técnico Wanderley Luxemburgo afirmou que tanto o zagueiro quanto o lateral devem atuar domingo. Marcelinho Carioca, que foi expulso nas quartas-de-final contra o Atlético-PR, poderia ficar de fora do primeiro jogo caso tivesse seu julgamento antecipado, o que não aconteceu. O julgamento foi marcado pela CBF para o dia 19, portanto Marcelinho atuará nas duas partidas da final.
O clima no Parque São Jorge é de otimismo, mas não de favoritismo. O elenco acredita que as coincidências com o ano de 95 são relevantes, mas os jogadores sabem que enfrentar o Grêmio no Olímpico não é fácil. Luxemburgo acredita que o time encontrará um clima de guerra, mas não se mostra preocupado: "Nosso time tem experiência suficiente para não entrar na onda dos gaúchos." Para incentivar ainda mais a equipe, a diretoria corintiana prometeu R$ 1,5 milhão de prêmio aos jogadores pelo título.
Já no Grêmio, o técnico Tite terá o retorno de Anderson Lima, que entra no lugar de Itaqui. Em compensação, não poderá contar com o artilheiro Marcelinho Paraíba, expulso no segundo jogo contra o Coritiba, pelas semifinais da competição. O substituto imediato de Marcelinho é Warley, que seria operado de uma luxação no ombro, mas o jogador treinou normalmente com a equipe e deve atuar domingo. Warley fará um teste antes da partida.
O técnico gremista ainda tem mais uma preocupação. O time tem cinco jogadores pendurados. Destes, quatro são titulares. Os jogadores com dois cartões amarelos são: Mauro Galvão, Tinga, Zinho, Eduardo Costa e Itaqui.
Quanto aos ingressos, a diretoria do Grêmio decidiu dobrar o preço em relação às outras partidas.