Rio - O Ribeirão Preto e Vasco da Gama começam a decidir nesta sexta-feira o título do 12º Campeonato Nacional de Basquete Masculino. A primeira partida será no ginásio Cava do Bosque, às 20h30min.
O segundo e terceiro jogos acontecem no Rio de Janeiro. Na semifinal, o Vasco venceu o Marathon/Franca por 3 a 1, enquanto o Ribeirão Preto derrotou o Botafogo por 3 a 2.
O clube
carioca é o atual campeão brasileiro e chega pela segunda vez à final da competição. A equipe paulista busca o título inédito já que na final do Nacional 98 foi superada pelo Franca por 3 a 2, após abrir dois a zero na série final. No Nacional 2001, uma vitoria para cada time: Vasco 105 x 76, no turno, no Rio, e Ribeirão Preto 82 x 68, no returno, em Ribeirão.
"Ganhar em casa será fundamental para tentarmos o título. Acredito que uma recuperação como tivemos contra o Botafogo na semifinal será bem mais difícil contra o Vasco, que é um time mais consistente e com muita experiência em decisão. Por isso, não podemos perder essa primeira partida. O Vasco trabalha bem a bola e erra muito pouco. Teremos que jogar com mais paciência e procurar errar o menos possível. Não podemos nos impressionar com a pressão e entrar em quadra preocupados apenas em apresentar o nosso melhor basquete", explicou o ala Renato.
"Nesse primeiro jogo da final, o objetivo é parar o ataque do Ribeirão. O Ribeirão é um time forte mas o Vasco tem uma das melhores defesas do campeonato. Somos uma equipe que marca muito bem e isso traz uma liberdade maior no ataque. Além disso, o Vasco é um time muito experiente. É a minha quinta participação numa final de campeonato brasileiro. Cada final é sempre um grande desafio e nos jogos com o Ribeirão não vai ser diferente", disse o ala Demétrius.