Bogotá - Amériko, o mascote oficial da Copa América 2001, que será realizado entre os dias 11 e 29 de julho próximo, na Colômbia, iniciará quinta-feira um giro promocional pelas principais cidades do país, informou nesta quarta-feira um porta-voz da empresa Copa LLC, que comercializa o evento.
"Pelo programa 'A bola de ouro do giro pela Colômbia', Amériko visitará as principais cidades do país durante 28 dias promovendo o torneio como uma Copa de paz e apresentando a bola oficial do torneio", disse o presidente da Copa LLC, Luis Muñoz à rádio Caracol de Bogotá.
No giro, Amériko passará por 78 cidades colombianas, começando quinta-feira por Ipiales (fronteira com o Equador) e terminará na cidade de Barranquilla (costa caribenha) quarta-feira, 11 de julho na abertura da 40ª Copa América.
"Em todas as cidades que visitaremos com Amériko, cada um dos patrocinadores oficiais da Copa terá a oportunidade de participar de diversas atividades culturais e esportivas, porque a mensagem que leva o mascote e a caravana é de paz, alegria e solidariedade", acrescentou o diretor.
Amériko, segundo seus criadores, é um extra-terrestre que "viajou milhões de anos luz até chegar à Colômbia para a Copa América".
O mascote, apresentado em Bogotá durante o sorteio dos grupos e a elaboração do calendário da Copa América, foi rejeitado por um amplo setor da imprensa colombiana, como pelo próprio presidente da Federação local de Futebol, Alvaro Fina, por não identificar o país.
A primeira edição da Copa América do século XXI será jogada entre os dias 11 e 29 de julho nas cidades colombianas de Bogotá, Barranquilla (costa Caribe), Cali (sudoeste), Medellín (noroeste), Armenia, Pereira e Manizales (centro-oeste).
Do torneio, além da Colômbia, participarão as equipes do Brasil -bicampeão atual-, Paraguai, Peru, México, Argentina, Uruguai, Bolívia, Canadá, Equador, Chile e Venezuela.