Rio - O Barcelona deu outro vexame nesta temporada. Após a eliminação na primeira fase da Liga dos Campeões da Europa; e da má campanha no Campeonato Espanhol, no qual ao menos ainda luta por uma vaga na Liga da próxima temporada, a equipe perdeu na final da 12ª Copa da Catalunha para o Balaguer, da Terceira Divisão espanhola (o que corresponde à Quarta Divisão). Após empate em 2 a 2 no tempo normal, quarta-feira à noite em Lérida, um time misto do Barça foi derrotado por 4 a 3 nos pênaltis: o goleiro Eduardo, do Balaguer, defendeu duas cobranças.
Para piorar o vexame, o Barcelona fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com Luis Enrique, aos 12 minutos, e Xavi, aos 41. Campabadal diminuiu aos 10 minutos da etapa final e Marcos empatou aos 40.
“Uma partida assim era para ser ganha com uma boa margem de gols e não conseguimos. Foi uma vergonha e espero que isso não tenha influência no jogo do fim de semana, contra o Valencia”, disse nesta quinta-feira ao jornal espanhol "Marca" o holandês Boudewijn Zenden, um dos titulares na quarta-feira à noite, que afirmou jamais ter perdido para um time da Quarta Divisão. “Explicar o que se passou é difícil, porque quando se está vencendo por 2 a 0 não se pode deixar o adversário empatar.”
No próximo domingo, o Barcelona enfrenta o Valencia na última rodada do Campeonato Espanhol: se vencer, garante um lugar nas Eliminatórias da Liga dos Campeões-2001/2002. Na semana seguinte, o time catalão enfrenta o Celta de Vigo pelas semifinais da Copa do Rey.