Mombasa - O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Juan Antonio Samaranch, exigiu nesta quinta-feira a eleição de mais membros africanos para a entidade, e estimulou uma nova candidatura do continente para sediar os Jogos Olímpicos.
Discursando no final da assembléia geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais da África (ANOCA), Samaranch também pediu para que seu sucessor na entidade dê todo o apoio à África em uma possível candidatura.
``Temos, em função de suspensão e aposentadorias, poucos africanos no COI e espero que esse desequilíbrio acabe para que o continente possa ser bem representado'', disse Samaranch, que se aposentará no mês que vem. Seu sucessor será eleito no dia 16 de julho, em Moscou.
A África não tem nenhum candidato para suceder Samaranch. Os candidatos são o canadense Dick Pound, o belga Jacques Rogge, o sul-coreano Kim Un-yong, a norte-americana Anita DeFrantz e o húngaro Pal Schmitt.
Não há também nenhuma cidade africana pleiteando a vaga para sediar as Olimpíadas de 2008. Samaranch disse que o próximo presidente deve apoiar um país africano nas próximas escolhas, mas excluiu a possibilidade de as Olimpíadas serem co-sediadas por dois países. ``Nós resolvemos que só os Jogos de Inverno poderiam ser co-sediadas'', disse ele.
A assembléia geral da ANOCA terminou quinta-feira na cidade queniana de Mombasa, com eleições de novos oficiais que liderarão a entidade pelos próximos quatro anos. Ibrahim Diallo, de Guiné, foi eleito presidente.