Rio -Como era de se esperar, o pivô Shaquille O'Neal foi eleito o melhor jogador das finais da NBA. Ele levou a melhor no duelo contra Dikembe Mutombo e comandou o LA Lakers na conquista do 13º campeonato da equipe. Foi o segundo ano consecutivo em que o pivô conquistou o prêmio.
Shaq voltou a ser o mesmo jogador dominante da temporada passada, quando acabou levando a "tríplice coroa" da NBA: foi o MVP do All-Star Game, da temporada regular e das finais. Na temporada 2000/2001, ele não começou tão bem e acabou se envolvendo em uma guerra de vaidades com o armador Kobe Bryant, o que acabou prejudicando seu desempenho e, conseqüentemente, o do Lakers.
No entanto, o time foi se ajustando e O'Neal voltou a ser o centro das jogadas. Com isso, o Lakers acabou vencendo as oito últimas partidas da temporada regular. Mesmo assim, ele perdeu o título de jogador mais valioso para Allen Iverson.
Mas nos playoffs não teve para ninguém. O Lakers passou como um rolo compressor por seus adversários e perdeu apenas um jogo no caminho para o bi. Bem coadjuvado por seus companheiros, O'Neal liderou o time em pontos, rebotes, tocos e percentual de arremessos.