São Paulo – O Grêmio conquistou o quarto título da Copa do Brasil ao bater o Corinthians por 3 a 1, na tarde deste domingo, no estádio do Morumbi, com gols de Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba. Ewerthon descontou para o time da casa.
A equipe gaúcha, que havia empatado por 2 a 2 no Olímpico, ainda carimbou um lugar na Taça Libertadores de 2002.
Sabendo que o 0 a 0 dava o título ao Corinthians, o Grêmio passou o primeiro tempo dominando o jogo mas acabou penando com a falta de pontaria, principalmente de Zinho, Marcelinho Paraíba e Luiz Mário.
Já o Corinthians se mostrou parado em campo. Muller e Ewerthon se mexiam pouco e Marcelinho e Ricardinho tiveram problemas para se afastar da marcação de Anderson Lima, Anderson Polga e Roger.
Logo aos 7min, Rubens Cardoso ganha de Rogério pela esquerda e cruza. A bola passa por toda a área sem que um gremista aparecesse para completar.
Aos 17min, dentro da área, Marcelinho Paraíba domina a bola na frente de João Carlos, mas chuta em cima do zagueiro. Aos 20min, o atacante gremista arrisca da meia-lua e ‘tira tinta’ da trave direita de Maurício. Aos 22min, Zinho chuta da entrada da área e assusta o goleiro corintiano. No minuto seguinte, Zinho lança Marcelinho Paraíba, que parte livre em direção ao gol mas chuta fraco e em cima de Maurício.
Aos 36min, Zinho domina a bola na área e chuta rasteiro e cruzado mas manda a bola para fora. Aos 42min, porém, o Grêmio abriu o placar. Zinho cobrou escanteio da esquerda e Marinho se livrou de João Carlos, se abaixou e marcou de cabeça.
O gol pareceu ter acordado o Corinthians, que conseguiu criar suas duas melhores chances. Na primeira, aos 43min, com Marcelinho, que chutou por cima do gol. E, aos 45min, Marcelinho cruzou da direita para Ewerthon, que mesmo com o gol livre, cabeceou mal e Marinho afastou.
No intervalo, o técnico corintiano Wanderley Luxemburgo tirou Muller e Marcos Senna e colocou Gil e Pereira, respectivamente.
Mas a equipe paulista nem teve tempo de mostrar efeito. Logo a 1 minuto, João Carlos perdeu a bola para Marcelinho Paraíba na defesa. O atacante gremista entrou na área e tocou para Zinho, que só teve o trabalho de chutar e ampliar.
Com os 2 a 0 contra, o Corinthians demorou para se arrumar em campo. Só aos 14min chegou com perigo em chute de Ricardinho, que passou perto do gol de Danrlei.
O lado corintiano ficou ainda pior aos 24min, quando Scheidt foi expulso ao segurar Marcelinho Paraíba.
Com um a menos e com as três substituições feitas, o Corinthians foi na base da pressão. E, aos 29min, Ewerthon ganhou na velocidade de Alex Xavier e chutou cruzado, marcando o primeiro do time paulista.
Nos últimos minutos, o Corinthians pressionou e ainda teve um pênalti não dado de Rubens Cardoso em Gil aos 39min. Aos 41min, porém, Marcelinho Paraíba calou os corintianos ao marcar o terceiro.