São Paulo – O brasileiro Helinho Castro Neves voltou a fazer a festa nos Estados Unidos. Depois de faturar as 500 Milhas de Indianápolis, prova que não valia para o Campeonato Mundial de F-Indy, conquistou de ponta-a-ponta o GP de Detroit neste domingo. Na prova anterior, em Milwaukee, o brasileiro bateu e abandonou.
Helinho já havia vencido o GP de Detroit na temporada 2000.
O resultado deixa o piloto de Ribeirão Preto (SP) bem próximo do líder do Mundial. O sueco Kenny Brack, que terminou em nono lugar, subiu para 74 pontos. O brasileiro, com a vitória e os pontos-extras por ter ficado o maior número de voltas na liderança e por ter largado na pole position passou para 69.
O pódio teve ainda mais um brasileiro. O veterano Roberto Pupo Moreno ficou em terceiro lugar, logo após do escocês Dario Franchitti. O quarto posto ficou para o americano Michael Andretti, seguido por mais três pilotos do Brasil.
Chistian Fittipaldi foi o quinto. Gil de Ferran, o atual campeão da Indy, o sexto e o mineiro Cristiano da Matta, o sétimo. Outro brasileiro a pontuar foi Mauricio Gugelmin. O catarinense chegou em décimo posto. Bruno Junqueira não conseguiu completar a prova e Tony Kanaan, com dores de cabeça por causa do acidente nos treinos de sábado, nem largou.