Curitiba - O Coritiba está sendo reconhecido internacionalmente. O clube foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) para receber uma homenagem pelos projetos sociais que estão sendo realizados. O Coxa será o oitavo clube de futebol do mundo a receber uma homenagem da entidade, sendo que os outros sete são europeus.
O gerente de Negócios e Marketing do clube, Davi Costa, explicou como o Coritiba foi reconhecido. "O jornalista João Carlos Assumpção, que representa a ONU no Brasil, ficou sabendo dos nossos projetos, nos visitou e fez a indicação".
O Coritiba foi reconhecido por quatro projetos sociais. O primeiro acontece em dias de jogos. O "Mascotinho" leva 22 crianças selecionadas pelas rádios da cidade a entrarem junto com os jogadores em campo. As crianças só retornam ao projeto se estiverem bom desempenho em suas escolas.
Outro projeto que é realizado em jogos é o "A criançada é nossa". Nesse, o Coritiba recebe até 200 crianças, maioria de escolas públicas, no estádio Couto Pereira e explica a história do clube.
O Coxa ainda tem um projeto para os deficientes físicos, em que leva entre 40 a 80 pessoas para o estádio. Em todos esses projetos as crianças recebem kits do clube.
Outra ação, mas que não tem data definida, é a visita de jogadores a hospitais, asilos e entidades de combate às drogas.
A ONU, além de reconhecer os projetos existentes, assinou uma parceria com o clube para financiar novos projetos de voluntariado.
E em busca de instalar uma estrutura empresarial no Coritiba, o clube contratou duas empresas que estão trabalhando juntas para alcançar o certificado ISO 9002. Apenas um clube no mundo recebeu esse certificado até o momento: o Chelsea, da Inglaterra. "Com esse certificado, conquistaremos a credibilidade diante de investidores e também a confiança dos que trabalham no clube", diz Marco Antonio de Andrade, diretor da Prodeg, uma das empresas responsáveis pela modernização.