Londres - O escocês Jackie Stewart, tricampeão mundial de Fórmula 1, apresentou esta quarta-feira em Londres um ambicioso plano de recondicionamento do autódromo de Silverstone, cenário anual do Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1. Stewart avaliou em 90 milhões de libras (132,3 milhões de dólares) o custo do projeto, cuja conclusão está prevista para 2003.
Metade desse valor está, a princípio, garantida pela British Racing Drivers Club, a associação proprietária do circuito, que é presidida por Stewart, pela Octagon Motorsports, a empresa concessionária da exploração do autódromo, e pela empresa Formula One Management, do 'patrão' da F1, Bernie Ecclestone.
Stewart disse que espera que o governo britânico forneça o resto do financiamento necessário para modernizar o circuito que recebe a Fórmula 1 desde a década de 50. Caso contrário, buscarão apoio do setor privado, afirmou.
O ex-campeão citou como exemplo "a participação do governo na Austrália, Alemanha, França, Espanha e Hungria. Nesses países não existiriam corridas sem o apoio do governo", insistiu.
Os planos prevêem um novo traçado, que facilitará as ultrapassagens e, portanto, se tornará mais atrativo para os espectadores. Também existem planos para a melhoria das grades, dos caminhos de acesso ao autódromo e dos locais de estacionamento.