A eliminação de Martina Hingis foi até aqui a maior surpresa da primeira rodada da chave feminina do Torneio de Wimbledon. A tenista suíça, líder do ranking mundial e vencedora da competição em 1997, perdeu nesta segunda-feira para a espanhola Virginia Ruano Pascual, 83ª colocada do ranking, por 2 sets a 0 (6/4, 6/2).
Pascual enfrentará na segunda rodada a russa Lina Krasnoroutskaya, que ganhou da francesa Anne-Gaelle Sidot, por 2 sets a 1 (3/6, 6/4, 6/2).
Apesar de ser a número 1 do mundo, Hingis não vence um torneio de Grand Slam desde 1999, quando conquistou o tricampeonato do Aberto da Austrália. A tenista suíça jogou muito mal nesta segunda-feira e não foi páreo para sua adversária espanhola, que venceu com tranqüilidade, fechando a partida sem deixar a primeira cabeça-de-chave pontuar no oitavo e último game do segundo set.
Virginia Ruano Pascual, uma especialista em saibro, tem 27 anos e apenas dois títulos de simples do WTA Tour - Hingis já venceu 38 torneios. O melhor resultado da espanhola em Wimbledon aconteceu em 1998, quando chegou às oitavas-de-final - ela fora eliminada na primeira rodada no ano seguinte e nem entrara na chave principal em 2000.