Recife - O pedido de realização da Assembléia Geral da CBF para discutir uma nova proposta para o calendário do futebol brasileiro será entregue nesta quarta-feira, ao presidente Ricardo Teixeira. O presidente da Federação Pernambucana (FPF), Carlos Alberto Oliveira, que não aceita o fim dos campeonatos estaduais, afirmou nesta segunda-feira já ter o apoio de nove federações - número mínimo exigido pelo estatuto de entidade. O presidente da CBF terá prazo de sete dias para fazer a convocação.
O encontro ocorrido nesta segunda à tarde, no Recife, teria a presença de 15 dirigentes, mas só o presidente da Federação do Rio de Janeiro, Eduardo Viana, o Caixa D’Água, e o vice do Ceará, Mauro Alves, compareceram. Os demais alegaram problemas particulares. Oliveira afirma que os dirigentes foram pressionados por Ricardo Teixeira.
Oliveira esteve reunido pela manhã com o ministro dos Esportes, Carlos Melles, a quem apresentou o problema que a extinção dos estaduais acarretará.
"Disse ao ministro que a decisão vai ocasionar uma imensa onda de desemprego, levando centenas de clubes à falência, pois os campeonatos estaduais sem os grandes não terão atrativos", explicou. Oliveira adiantou que o ministro confessou não ter conhecimento destes aspectos.