Rio - A Seleção Brasileira Júnior masculina de handebol estréia nesta quarta-feira, às 20h30min, no Campeonato Sul-Americano Adulto contra o Uruguai, no Ginásio do Clube Olímpico de Maringá, no Paraná. O objetivo é treinar os juniores do Brasil para o Mundial da Suíça, de 19 de agosto a 2 de setembro, mas os garotos terão uma grande responsabilidade, que é garantir a classificação para o Pan-Americano que, aí sim, será disputado pelo time principal. Argentina, Paraguai e Chile são as outras seleções que disputam o torneio, que termina no domingo.
A estratégia foi montada tendo em vista o fato de que, no continente, só os argentinos têm representado perigo para o Brasil. Teoricamente, os outros adversários, mesmo contando com o elenco principal, não seriam capazes de vencer o time júnior brasileiro. “Estamos confiantes porque se classificam três seleções para o Pan-Americano e nossa perspectiva é de disputar o título com a Argentina", comentou o técnico do Brasil, Washington Nunes, que também treina o time principal do Pinheiros.
Segundo Nunes, o Chile é a seleção mais fraca, seguida do Paraguai. O Uruguai tem apresentado um bom desenvolvimento na modalidade, mas ainda está longe de assustar. A Argentina, por sua vez, derrotou a equipe adulta do Brasil no último Mundial e há o consenso de que dificilmente poderá ser derrotada, já que estará completa.
A seleção é formada pelos goleiros Maik (Metodista-SP), Jerônimo (Guaru-SP) e Ricardo (Maringá-PR); pelos pontas Gorducho (Pinheiros-SP), Gustavo Mello (Pinheiros-SP), David (Metodista-SP) e Jean (São Caetano-SP); pelos armadores Rafael (Pinheiros-SP), Bruno (Pinheiros-SP), Cubano (Guaru-SP), Kristian (Pinheiros-SP), Sidney (Metodista-SP), Milton (Metodista-SP), Daniel (Pinheiros-SP) e Nakamura (Metodista-SP); e pelo pivô Chileno (Guaru-SP).