Santiago - O técnico da seleção chilena, Pedro Garcia, mostrou-se satisfeito com a decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF) de confirmar a Colômbia como sede da Copa América e de respeitar a data de início do torneio.
``Essa foi a postura que o Chile defendeu'', disse Garcia. ''Por isso existe bastante satisfação, já que nos arriscamos de certo modo para estarmos preparados.''
A CSF havia adiado na semana passada a realização do torneio por causa dos problemas de segurança. Entretanto, em uma reviravolta inesperada, decidiu na quinta-feira ratificar não só a realização do torneio como também as datas originais.
Garcia havia decidido convocar de urgência os jogadores da seleção que atuam no país, à espera da posição que a CSF finalmente adotou.
``Não é a melhor maneira porque é preciso arriscar, improvisar e adaptar-se a certas situações, mas creio que de todos os males que existem esse é o menor'', completou o técnico.
O Chile continuará treinando na sexta-feira e viajará no domingo de manhã para Barranquilla, onde enfrentará o Equador, Venezuela e a Colômbia na primeira rodada.
Entre os mexicanos, a Comissão de Seleções Nacionais disse que o México vai feliz à Copa América, mas os jogadores estão preocupados com o pouco tempo que lhes resta para se preparar.
Alejandro Burillo, presidente da Comissão, mostrou sua aprovação logo depois que a CSF confirmou o torneio
``(O técnico) Javier Aguirre tinha dois planos, um se houvesse a Copa e outro se não houvesse, e estamos muito contentes de ir à Colômbia'', disse Burillo em declarações a rádios.
O dirigente explicou que a seleção mexicana viajará na segunda-feira para a Colômbia, assim que for feita a convocação dos jogadores pois a maioria está de férias.
A notícia, entretanto, causou surpresa em alguns jogadores, como o meia Gerardo Torrado.
``Se soubéssemos que iria acontecer, teríamos aproveitado essa semana para treinar'', disse Torrado.
``Para mim é uma grande surpresa, depois de tantos problemas que aconteceram, mas agora vai ser difícil (armar a seleção mexicana) porque alguns jogadores estão de férias'', disse por sua vez Cesáreo Victorino.
O México jogará em Cali e está no grupo de Brasil, Paraguai e Peru.