Budapeste - O maratonista das águas Martin Strel, da Eslovênia, bateu um recorde de 20 anos na sexta-feira ao nadar 504 quilômetros no rio Danúbio em menos de três dias e meio, sem dormir.
``Cansado? Eu não dormi nem um segundo'', disse Strel por telefone à Reuters depois de tomar um banho. ``Eu fiz a travessia em 81 horas''.
Strel começou o desafio na cidade austríaca de Melk. Depois de cruzar a fronteira entre a Eslováquia e a Hungria e cortar boa parte do país, ele chegou à cidade húngara de Paks, 100 quilômetros ao sul de Budapeste.
Ele saiu da água apenas quatro vezes, para atravessar por terra trechos do rio com usinas hidrelétricas. O esloveno bateu o recorde anterior do argentino Ricardo Hoffman, que há 20 anos nadou 481,5 quilômetros do rio Paraná em 84 horas e 37 minutos.
No ano passado, Strel, de 46 anos, nadou todos os 3.004 quilômetros do Danúbio em 59 dias, partindo da Floresta Negra na Alemanha até o Mar Negro, estabelecendo um novo recorde de distância. Seu próximo plano prevê quebrar esse recorde. Strel quer conquistar, a nado, os 3.779 quilômetros do rio Mississippi.