Rio - Janeth será confirmada neste domingo como a primeira representante do Brasil na história dos Jogos das Estrelas do basquete profissional americano. A terceira cestinha da temporada da WNBA lidera a eleição popular para ser uma das armadoras titulares da seleção do Oeste, com 13.783 votos na segunda parcial, mais de 4 mil à frente de suas rivais diretas: a australiana Michelle Timms, a promessa americana Jackie Stiles e a portuguesa Ticha Penicheiro. O All-Star Game será disputado em Orlando, no dia 16 .
Janeth vive seu melhor ano na liga, comandando ao lado de Tina Thompson o ataque do Houston Comets, tetracampeão e líder da atual temporada com 12 triunfos em 14 jogos. A brasileira, que está atuando mais em sua posição original de ala que como armadora, foi a cestinha com 17 pontos e sete rebotes na vitória de anteontem por 79 a 64 sobre o Indiana Fever, partida que marcou o retorno com 15 pontos da parceira Tina, campeã de votos para titular do Oeste. Thompson havia ficado fora de cinco jogos por causa da morte da mãe. Janeth segurou a barra das Comets nessas duas semanas.
A estrela paulista ficou abaixo de sua média de 19,6 pontos por noite, mas saiu satisfeita por definir, com todas as suas cestas no primeiro tempo, a derrota do time da técnica campeã olímpica, Nell Fortner. Hoje o Houston recebe o Cleveland, às 15h.
Enquanto isso, quatro brasileiras vivem campanhas sofríveis no Leste, seus três times são os últimos colocados na WNBA. O Detroit de Claudinha e Kelly (zero e seis pontos anteontem) perdeu por 67 a 50 para o Charlotte e divide a lanterna com seu adversário de hoje, o Orlando Miracle, da lesionada Cíntia Tuiú, derrotado pelo Sacramento por 75 a 68. Já o Washington teve só três pontinhos da armadora Helen e caiu diante do Portland por 69 a 58.