Rio - O técnico Sebastião Lazaroni embarca nesta terça-feira, com destino ao Japão, para iniciar os trabalhos no comando do Yokohama Marinos, equipe que ocupa hoje a penúltima colocação na classificação geral do 1o turno da J-League (Campeonato Japonês da 1a divisão). O ex-técnico da Seleção Brasileira assinou contrato com a duração de seis meses.
Lazaroni disse conhecer pouco a sua nova equipe, uma vez que viu apenas um jogo do time adulto e um jogo do time aspirante, quando permaneceu por seis dias no Japão.
“Assisti à partida em que o Yokohama perdeu para o Kashima Anthlers por 2 a 0 e ainda vi um jogo da equipe de aspirantes, que perdeu de 5 a 0 para o Nagoia", explica.
Na sua opinião, o primeiro objetivo é tirar a equipe da zona de rebaixamento, para depois pensar em objetivos maiores. “Primeiro vamos tentar somar pontos nos jogos que restam para encerrar o primeiro turno do campeonato, pois, desta forma estaremos fugindo da zona de rebaixamento (os dois últimos colocados caem para a 2a divisão). Depois, no segundo turno, vamos voltar nosso trabalho para a possibilidade de disputar o título", ressalta, adiantando que o Jubilo Iwata já é o ganhador do primeiro turno, tendo presença garantida na final (a ser disputada contra o ganhador do segundo turno).
O jogador Marcos Brito, ex-Fluminense/RJ, é o primeiro reforço do Marinos para a seqüência da J-League. “Precisamos ainda de um lateral e um volante. Mas estes novos contratados devem ser anunciados nos próximos dias", adianta.
Sebastião Lazaroni, que dirige uma equipe japonesa pela primeira vez, afirmou estar feliz pela oportunidade que vai ter de conhecer uma nova cultura e ainda de conviver com uma nova realidade do futebol.
“Já estou sabendo que o trabalho por lá é mais tranqüilo, não existe tanta pressão e a organização prevalece. Os profissionais brasileiros que estão trabalhando no Japão me deram boas informações", revela.