Rio - A seleções brasileiras de pólo aquático masculino e feminino não obtiveram bons resultados em seus jogos nos Estados Unidos, que serviram de preparativos para o 9º Mundial dos Desportos Aquáticos, em Fukuoka, no Japão, de 16 a 29 de julho. A equipe feminina participou de um torneio com mais seis equipes - Holiday Cup - enquanto o time masculino fez três amistosos contra a seleção americana, no último fim de semana.
A seleção brasileira masculina perdeu os três jogos para a boa seleção americana, mas em duas das partidas, o resultado foi bem equilibrado. Os resultados, na ordem em que foram realizados ficaram assim: EUA 4 x 3 Brasil, em Los Alamitos; EUA 11 x 4 Brasil, em Claremont; EUA 7 x 5 Brasil, em El Toro, todos na Califórnia.
Já o time feminino atuou quatro vezes pela Holiday Cup, disputada em Los Alamitos, na Califórnia, mas não obteve nenhuma vitória. Na 1ª fase, a seleção brasileira, integrante do grupo B, estreou contra a Itália. Sentindo o peso da viagem, visto que chegou no mesmo dia do jogo, o Brasil foi goleado por 15 a 0 pela atual campeã mundial e vice-campeã européia, a Itália. No segundo jogo, derrota para a seleção júnior dos EUA, por 8 a 6. Terminando a fase de classificação, o Brasil jogou contra a Holanda, perdendo por 12 a 6. Já pela fase seguinte, nova derrota, desta vez para a Grécia, 4ª colocada no Campeonato Europeu de 2001, por 7 a 3.
As duas equipes desembarcam em Fukuoka na quinta-feira às 17h, (5h de Brasília). Os jogos do pólo masculino serão disputados de 19 a 29 de julho, enquanto os do pólo feminino serão de 18 a 27. O grupo da seleção feminina no Mundial é composto por Itália, Cazaquistão, Rússia, EUA e Nova Zelândia. A chave da seleção brasileira masculina tem a participação de Iugoslávia, Itália e Eslováquia. Iugoslávia e Itália fizeram a final do último Campeonato Europeu, na Hungria, com vitória iugoslava por 8 a 5.