CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pequim é favorita para receber Olimpíada
Quinta-feira, 12 Julho de 2001, 12h25

Moscou - A China, país com a maior população do mundo, está prestes a ganhar o direito de sediar os Jogos Olímpicos pela primeira vez. A decisão deve sair na sexta-feira, apesar dos protestos sobre o histórico de desrespeito aos direitos humanos no país.

Pequim é a favorita entre as cinco cidades candidatas para vencer a eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI) e sediar os Jogos Olímpicos Internacionais do ano de 2008.

Mas fontes olímpicas disseram que a capital chinesa provavelmente enfrentará a intensa competição de Toronto na disputa pela sede.

Pequim, Paris e Toronto empataram em um relatório do COI de maio como capazes de promover ``jogos excelentes'', considerando os aspectos técnicos da competição.

Istambul e a cidade japonesa de Osaka, as duas outras concorrentes na corrida pelos Jogos, não receberam avaliações tão favoráveis. Paris tem contra si a desvantagem de que os próximos Jogos Olímpicos, em 2004, já serão disputados na Europa, em Atenas.

A cidade que sediar os jogos de 2008 atrairá pelo menos 1,2 bilhão de dólares em vendas de direitos para transmissão de televisão e dos patrocinadores. Os contratos já foram assinados.

Muitos dos mercados financeiros do mundo estarão acompanhando a votação de sexta-feira, por volta das 11h, horário de Brasília. Uma vitória de Pequim poderá ter uma grande influência na economia chinesa nos próximos sete anos.

Analistas econômicos prevêem que uma vitória da China poderia gerar um aumento de 0,3 por cento, por ano, no produto interno bruto do país de 2002 a 2008. Além disso, o setor de serviços do país teria um impulso, incluindo turismo, transportes e tecnologia de informação.



Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Olimpíada 2008
Ativistas são presos ao protestar contra Pequim
Mistério ronda encontro do COI em Moscou
Chineses cantam vitória antes de definição dos Jogos de 2008
Tibetanos protestam contra Olimpíada na China
Veja lista completa