Rio - Responsável pela eliminação do suíço Roger Federer na primeira rodada, o suíço Ivan Ljubicic é o azarão do Torneio de Gstaad, na Suíça. O número 70 do ranking de entradas derrotou nesta quinta-feira o argentino Gaston Gaudio, 42º da lista, por 2 sets a 1 (7/6 (7/5), 6/7 (2/7), 6/1), classificando-se para enfrentar nas quartas-de-final Alex Corretja, atual campeão na cidade suíça. Quarto cabeça-de-chave e nono colocado do ranking, o espanhol venceu o austríaco Werner Eschauer, por 2 a 0 (6/3, 6/2).
Corretja ganhou o único confronto entre os dois tenistas, disputado no saibro como será o desta sexta-feira: o espanhol venceu Ljubicic por 2 sets a 0 (7/6, 6/4), nas oitavas-de-final do Torneio de Kitzbühel, na Áustria, em 2000. Vice-campeão do Aberto da França em 1998 e neste ano, no qual perdeu na final para o brasileiro Gustavo Kuerten, o espanhol tem 27 anos e 14 títulos do ATP Tour. O croata, de 22 anos, ainda não sabe o que é vencer um torneio do ATP Tour.
Como Alex Corretja, Juan Carlos Ferrero é um dos favoritos ao título em Gstaad. Cabeça-de-chave número 2 e quinto colocado do ranking de entradas, o espanhol enfrentará o francês Cedric Pioline, número 72 do ranking e que tem 32 anos, 11 a mais do que Ferrero.
Cada um conquistou cinco títulos do ATP Tour na carreira: Ferrero ganhou quatro deles este ano, enquanto seu adversário não vence um torneio desde abril de 2000, quando foi campeão do Masters Series de Monte Carlo. Os dois nunca se enfrentaram em competições do ATP Tour.
O tcheco Jiri Novak, 40º do ranking, e o suíço Michel Kratochvil, número 73 da lista, também farão em Gstaad a primeira partida entre ambos no ATP Tour. Novak, de 26 anos, tem três títulos no circuito enquanto Kratochvil, de 22 anos, ainda não venceu uma competição do ATP Tour.
O outro confronto das quartas-de-final será entre o francês Sebastien Grosjean, terceiro cabeça-de-chave e número 7 do ranking, e o argentino Franco Squillari, 25º da lista e sexto pré-classificado em Gstaad. O francês, que tem 21 anos e venceu um torneio do ATP Tour na carreira, e o argentino, de 25 anos e dono de três títulos, se enfrentaram uma vez no Circuito Mundial e a vitória foi de Grosjean: 2 sets a 0 (6/1, 7/5), no confronto França x Argentina pela primeira fase da Copa do Mundo por Equipes-2001, disputada no saibro em Dusseldorf, na Alemanha.