São Paulo – O piloto brasileiro Tony Kanaan está apostando todas as suas fichas em um melhor desempenho do carro da equipe Mo Nunn no GP de Toronto, que acontece neste final de semana. O otimismo é baseado na vitória da Honda, que conseguiu impedir os organizadores do Mundial de F-Indy de obrigarem os carros a usar um limitador de potência de motores.
A guerra dos motores começou quando a Cart, que organiza a categoria, determinou que todos os carros iriam ter que utilizar a válvula que limita a potência dos motores mais cedo que o previsto no regulamento como medida de segurança. Só que a válvula é fabricada pela Toyota. Todas as outras empresas que fornecem motores para a F-Indy se revoltaram e conseguiram a revisão da decisão tomada há um mês para vigorar no GP de Detroit. A válvula foi usada ainda nas provas de Cleveland e Portland até que a Honda conseguiu, na Justiça, anular a decisão.
“Como a corrida de Toronto acontece na rua, há muitas curvas lentas que não exigem muita potência dos motores. A vantagem de correr sem o espaçador só vai ser bem percebida nas retas”, disse Kanaan. “Ainda assim chego aqui motivado. Gosto da pista e sei que a equipe estudou bastante os dados dos computadores nesta semana de folga para conseguirmos começar a recuperação.”
Veja a programação do final de semana (os horários são os de Brasília)
Sexta-feira, dia 13:
Primeiro treino livre das 10h30 às 12h15
Segundo treino livre das 14h30 às 16h
Sábado, dia 14:
Terceiro treino livre das 11h15 às 12h30
Treino classificatório das 14h45 às 16h
Domingo, dia 15:
Warm-up das 10h às 10h30
Corrida das 14h às 16hh