CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Bodyboard
 Boliche
 Boxe
 Canoagem
 Ciclismo
 Futsal
 Golfe
 Handebol
 Hipismo
 Iatismo
 Judô
 Natação
 Pólo Aquático
 Surfe
 Tênis de mesa
 Triatlo
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente




 Fale com a gente



 Compras



Mais Esportes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Toronto confia em virada de última hora para ter os Jogos de 2008
Quinta-feira, 12 Julho de 2001, 20h03

Moscou - Autoridades que promovem a candidatura de Toronto para as Olimpíadas de 2008 disseram na quinta-feira que a cidade canadense ganhou vários votos nos últimos dias, ameaçando a vitória da favorita Pequim.

Confiantes que o conceito de ``atletas em primeiro lugar'' estava começando a fazer efeito junto aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), as autoridades de Toronto saíram da última entrevista coletiva mostrando confiança em uma virada de última hora.

``Nós conseguimos alguns votos, tudo vai muito bem'', disse o chefe da candidatura de Toronto, John Bitove. ``A maioria dessas pessoas (membros do COI) são honestas, e quando elas dão sua palavra, é possível confiar''.

``Nós sabíamos ao chegar em Moscou que muitos ainda estavam indecisos, e achamos que conseguimos impressioná-los com nossa proposta''. Toronto fez uma campanha agressiva e em duas ocasiões recebeu advertências de que estaria quebrando as regras eleitorais do COI.

Bitove, no entanto, não pediu desculpas pela campanha agressiva e prometeu manter a pressão até o momento da votação na sexta-feira, onde seus oponentes, além de Pequim, são Paris, Osaka e Istambul. ``Eu adoraria estar pescando. Mas eu não pesco'', brincou ele. ``Mas eu vou pescar votos até o final''.

Das cinco cidades candidatas, Toronto teve a campanha mais visível, fazendo lobby com os membros do COI e tentando reunir centenas de jornalistas em cada evento. Atletas canadenses com roupas vermelhas, simbolizando Toronto, se tornaram uma imagem comum nos últimos dias em Moscou, enquanto Bitove e seus assessores passaram horas e horas em reuniões.

APRESENTAÇÃO MULTIMÍDIA

Toronto gastou 2,2 milhões de dólares em uma apresentação multimídia criada pela mesma equipe que conseguiu as Olimpíadas de 2000 para Sydney. ``O mais importante agora é a apresentação, e nós temos uma que vai deixar todos os canadenses orgulhosos'', disse Bitove.

Enquanto Paris aposta em estrelas do esporte como o jogador de futebol Zinedine Zidane para impressionar o COI, Toronto preferiu usar atletas locais. A apresentação de Toronto, no entanto, vai incluir o primeiro-ministro canadense Jean Chretien e o polêmico prefeito Mel Lastman, que atrapalhou a candidatura ao fazer comentários racistas em uma viagem recente à África.

``Eu me imagino em um caldeirão com água fervente com todos esses nativos dançando ao meu redor'', disse Lastman na ocasião.

Mas o maior desafio para a candidatura canadense vai ser convencer o COI de que o Canadá, país com apenas 30 milhões de pessoas, deve receber as olimpíadas pela segunda vez antes da China, país mais populoso do mundo.



Reuters


Copyright© 1996 - 2001 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Olimpíada 2008
Vaticano sai em defesa da candidatura de Pequim para 2008
Zidane faz lobby para Paris sediar Olimpíada
Pequim é favorita para receber Olimpíada
Ativistas são presos ao protestar contra Pequim
Veja lista completa