Rio - Primeiros a competir no Mundial de Desportos Aquáticos, que será realizado de 16 a 29 deste mês, em Fukuoka, no Japão, os atletas de maratonas aquáticas já estão se preparando para o início da competição. A partir deste sábado, a equipe brasileira iniciará a concentração para a disputa. Depois de três dias de intensas chuvas, Viviane Motti, Fabiana Carreço, Fabiana Uyvary, Guilherme Bier, Carlos Pavão e Fábio Lima conseguiram finalmente fazer o reconhecimento da praia de Momochihama e o local do campeonato.
No entanto, os atletas não entraram na água, devido ao movimento dos ferry boats. O tráfego será interrompido apenas para a competição. Mesmo assim, os brasileiros gostaram da praia. “ Só teremos o número exato de participantes e os nomes de todos os atletas no congresso técnico, mas já sabemos que não será fácil. Viemos para fazer o melhor possível, e estamos animados. Agora é cair na água e competir”, disse Viviane Motti.
As equipes de pólo aquático feminino e masculino chegaram em Fukuoka após um período de estágio nos EUA. Para o grupo, a experiência foi boa, apesar das derrotas nos amistosos realizados. Segundo o diretor da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Maurício Galindo, os americanos atestaram a evolução do Brasil, e manifestaram o desejo de mais jogos no futuro. O pólo aquático feminino estreará em Fukuoka no próximo dia 18, contra o Cazaquistão. O masculino enfrentará a Itália, no dia seguinte.