Rio - A final da seletiva nacional de judô para a Universíade, que acontecerá entre os dias 22 e 27 de agosto, em Beijing, na China, reunirá 13 atletas do Rio de Janeiro. Além dos campeões da Copa Aurélio Miguel, em junho, estão classificados para a etapa decisiva os campeões da primeira seletiva, realizada neste fim de semana, no ginásio da Gama Filho, no Rio. As lutas, numa melhor de três, que definirão os titulares do Brasil estão marcadas para 5 de agosto, em São Paulo.
Do Rio, estarão no tatame o ligeiro Alexandre Lee (Vasco da Gama), o leve Márcio Varejão (Flamengo), os meio-médios Marcel Aragão (Vasco da Gama) e Flávio Canto (Flamengo), o médio Anderson Leal (Gama Filho), os meio-pesados Leonardo Leite (Vasco da Gama) e César Medeiros (Flamengo) e o pesado Felipe Varga (Gama Filho). No feminino, o estado estará representado pela ligeiro Daniela Polzin (Gama Filho), a meio-leve Fabiane Hukuda (Vasco da Gama), a leve Tânia Ferreira (Vasco da Gama), e as meio-pesados Débora Souza (Gama Filho) e Rosângela Conceição (Vasco da Gama). O Rio já assegurou três vagas na equipe, já que os confrontos finais nas categorias meio-médio e meio-pesado masculina e meio-pesado feminina reunirá judocas cariocas.
Num dos confrontos mais disputados da primeira seletiva, neste fim de semana, o meio-médio vascaíno Marcel Aragão, titular do Brasil nas Olimpíadas de Sydney/2000, venceu seu tradicional adversário rubro-negro Flávio Canto, sétimo colocado nos Jogos Olímpicos de Atlanta/96, por yuko. Flávio, que só precisava da vitória para carimbar antecipadamente seu passaporte para a Universíade, já que foi campeão da Copa Aurélio Miguel, terá que enfrentar Marcel mais uma vez na final da seletiva.