Rio - Foi um final de semana de festa do surfe brasileiro em um dos eventos mais tradicionais do calendário mundial de surfe profissional, com o paranaense Peterson Rosa e a catarinense Jacqueline Silva colocando o Brasil no alto do pódio das duas categorias do Mr. Price Pro, na África do Sul. O tricampeão brasileiro conquistou o título do Mundial WQS de Durban derrotando três norte-americanos na grande final. E sem perder nenhuma bateria, nas pequenas mas bem formadas ondas de meio metro de altura de North Beach, Jacque Silva ganhou a categoria feminina superando três australianas na decisão do título.
O evento foi válido como a 24a. etapa do World Qualifying Series (WQS) masculino e oitava do feminino e os campeões marcaram 2.500 pontos nos dois rankings. Mas, a vitória de Peterson Rosa sobre os irmãos Shea (segundo lugar) e Cory Lopez (terceiro) e Tim Curran (quarto) no domingo lhe rendeu US$ 10 mil, o dobro do que a Jacqueline Silva recebeu por derrotar Lynette MacKenzie (segunda colocada), Amee Donohoe (terceira) e Serena Brooke (quarta) na decisão de sábado.
A niteroiense Juliana Guimarães também foi bem nas ondas do pier de North Beach. A número 1 do Super Surf 2001 entrou na primeira fase da competição e seguiu até as quartas-de-final, quando foi barrada por Serena Brooke (AUS) e Sophia Mulanovich (Peru). Pelo 13o. lugar no Mr. Price Pro, Juliana recebeu US$ 600 e 1.125 pontos, empatando com a cearense Tita Tavares na 44a. colocação do ranking. Já com a vitória em sua segunda participação no WQS 2001, a atual vice-campeã mundial Jacqueline Silva pulou para o sexto lugar.