Bruxelas - A Comissão Européia congratulou o cirurgião belga Jacques Rogge por ter sido eleito presidente do Comitê Olímpico Internacional, afirmando que ele será um aliado na luta contra o doping nos esportes.
``A eleição de Jacques Rogge como presidente do COI é uma boa notícia tanto para o esporte mundial quanto para a Europa'', afirmou Viviane Reding, comissária (espécie de ministra) européia para o Esporte, depois do anúncio da expressiva vitória do belga em Moscou.
Em uma carta de congratulações a Rogge, Reding acrescentou: ''Sua eleição simboliza o sucesso dos valores no coração da Comissão Européia, como 'fair play', abertura e solidariedade. A tarefa à nossa frente é enorme, mas estou confiante de que o sr. terá sucesso na empreitada.''
A comissão disse que teve excelente relação com Rogge nos últimos dois anos, quando ele era presidente dos Comitês Olímpicos Europeus e dirigente da Agência Mundial antidoping.
``A comissão nota com grande interesse a proposta do COI de fazer progressos no sentido de harmonizar os regulamentos antidoping. A comissão está atualmente financiando um estudo sobre a questão e gostaria de apresentá-la no contexto da Agência Mundial Antidoping'', dizia o comunicado.