Rio - A natação sincronizada brasileira teve uma boa estréia no 9º Mundial dos Deportos Aquáticos, que está sendo realizado em Fukuoka, no Japão, até o dia 29 deste mês. Fernanda Monteiro terminou entre as 12 primeiras solistas e, caso confirme esta posição depois da apresentação da coreografia livre, nesta terça-feira, o Brasil terá pela primeira vez um solo finalista em um Mundial dos Deportos Aquáticos.
A coreografia de solo do Brasil representou animais selvagens. Fernanda Monteiro está empatada em 12o. lugar com Sona Bernardova, da República Tcheca. As irmãs Isabela e Carolina de Moraes também passaram pela primeira fase, ficando em 11o. lugar na apresentação técnica do dueto. Com apresentações quase perfeitas, Japão e Rússia estão empatados no primeiro lugar, seguidos por Canadá.
Nas maratonas aquáticas, o gaúcho Guilherme Bier nadou bem, na praia de Momochihama, chegando em 11º lugar entre 31 participantes. O baiano Fábio Lima ficou em 18o. Entre as mulheres, Viviane Motti ficou em 20º, e Fabiana Carreço em 25º. Os italianos dominaram as maratonas.
Nesta quarta-feira, o pólo aquático feminino fará sua estréia conra o Cazaquistão. Dueto e equipe executam suas coreografias livres e Viviane Motti, Fabiana Uyvary, Guilherme Bier e Carlos Pavão voltam à praia de Momochihama para os dez quilômetros.
O Pólo feminino tem feito bons treinos com as equipes adversárias. Os jogos-treinos realizados em Los Angeles, nos EUA, antes da chegada ao Japão, deram ritmo à equipe brasileira, que estava sem competir desde o Pré-Mundial, na República Dominicana, em abril último.