Rio - Os iatistas brasileiros estão indo bem no Mundial da classe Laser Radial, que está sendo disputado no vilarejo de Vilanova I la Geltru, próximo de Barcelona, na Espanha. Nesta terça-feira, o gaúcho André Streppel conquistou uma vitória e um terceiro lugar, o que deverá colocá-lo entre os quatro melhores da competição.
Os irmãos cariocas Daniel e Rafael Pinho também se saíram bem. Daniel ficou em 13º e em 14º lugar nas duas regatas, enquanto Rafael chegou em 4º e em 7º lugar.
Com estes resultados, os três brasileiros deverão ficar entre os 30 melhores velejadores do Mundial, que reúne 232 iatistas. Assim, Streppel e os irmãos Pinho vão integrar a Flotilha Ouro e participar das regatas finais da competição. A definição deste grupo de elite será nesta quarta-feira, nas duas regatas previstas.
“Tive boa recuperação na primeira regata, na qual cheguei em quarto lugar, e na segunda cheguei mesmo a liderar. Só que acabei punido por bater numa bóia, e terminei em sétimo”, disse Rafael.
As regatas desta terça-feira tiveram ventos moderados a fortes, de cerca de 18 nós. A briga pelo título está acirrada entre o croata Aron Lolic, o grego Andréas Rallatos e os turcos Orkun Soyer e Alp Alpagut.