São Paulo - O brasileiro Roberto Scheidt conquistou neste domingo o tricampeonato das “Regatas Diera”, competição da classe Laser de vela, disputada em Matosinhos, perto da cidade do Porto, em Portugal.
Scheidt, medalha de ouro em Atlanta-96 e prata em Sydney-2000, usou a competição como preparação para o Mundial da Laser, que será no final deste mês, na Irlanda. Scheidt já havia vencido em Portugal em 92 e 93.
Nas últimas três regatas realizadas neste domingo, Scheidt ganhou duas e fez um segundo lugar. Com isso, terminou a competição com apenas 6 pontos perdidos. Em segundo lugar, ficou uma revelação da vela nacional, o gaúcho André Strettel, de 21 anos, com 15 pontos. O terceiro colocado foi o português Gustavo Lima, que era o principal adversário de Robert no evento, com 29 pontos.
Robert chega ao Brasil na noite desta segunda-feira e já começa a se preparar para outro evento importante. Ele estará na tripulação do barco EPSN Brasil nas regatas iniciais da Semana de Vela de Ilhabela, competição de vela oceânica mais importante do país, a partir deste sábado. Compete até terça-feira e depois faz seus últimos treinos de laser, também em Ilhabela, visando o Mundial que será realizado na cidade irlandesa de Corc,
de 30 de julho a a 5 de agosto. Robert vai lutar por uma conquista inédita, o quinto título mundial, e embarca para a Europa no dia 22.