Rio - A Seleção Brasileira masculina de basquete estreou com vitória no 39º Campeonato Sul-Americano Adulto, que está sendo disputado em Valdivia (Chile). Com 17 pontos do ala Guilherme, o Brasil derrotou o Paraguai por 94 a 52 (43 a 25 no primeiro tempo). O cestinha da partida foi o paraguaio Martinez, com 26 pontos.
O ala Renato foi poupado por estar com uma lombalgia. Foi a 27ª vitória em 29 jogos dos brasileiros contra o Paraguai na história da competição. Na abertura do Sul-Americano, o Peru superou a Colômbia por 89 a 81. O Brasil volta à quadra no domingo, às 22h de Brasília, para enfrentar a Venezuela.
“A diferença final de 42 pontos a nosso favor e termos sofrido apenas 52 pontos, foi resultado de um excelente jogo coletivo com destaque para o setor defensivo. Confesso que senti um friozinho na barriga em minha estréia na seleção adulta numa competição oficial. Mas com o decorrer do jogo e o apoio dos meus companheiros, fui me soltando e pude colaborar com essa vitória”, disse o ala Guilherme.
“Mais importante do que a vitória foi poder utilizar todos os jogadores e dar ritmo de jogo para eles. Dentro da nossa filosofia os atletas tem total liberdade para criar. Os erros que cometemos foram normais para uma partida de estréia. Com o decorrer das partidas o grupo vai evoluir técnica e taticamente”, explicou o técnico Hélio Rubens Garcia.
De acordo com o regulamento, os quatro primeiros de cada grupo se classificam para a segunda fase, quando acontece o cruzamento entre as equipes das duas chaves. Os três primeiros colocados no Sul-Americano, garantem vaga na Copa América, de 16 a 25 de agosto, em Neuquen. A Argentina, por ser o país sede, já está classificada.
Equipes e pontos
Brasil: Helinho (16), Vanderlei (13), Guilherme (17), Sandro (6) e Anderson (2). Depois: Marcelinho (14), Tiagão (8), Alírio (0), Demétrius (6), Nenê (10) e Márcio (2).
Paraguai: Martinez (26), Zanotti (5), Carrilo (5), Doce (4) e Paniagua (0). Depois: Larado (2), Tovar (0), Briziola (3), Rivero (0), Aceval (2), Araújo (2) e Martinesi (3).