Rio - A triatleta Sandra Soldan, 15ª colocada no ranking da ITU (International Triathlon Union), disputa neste domingo o Mundial de triatlo, em Edmonton, com largada prevista para as 11h local (14h no Rio). A prova contará com 75 atletas no feminino e, segundo Sandra, será mais forte do que as Olimpíadas, pois países como EUA e Canadá estão com quatro ou cinco representantes no Mundial.
A triatleta brasileira, que ficou em 15º lugar na quinta etapa da World Cup, realizada no dia 8 de julho, está hospedada numa espécie de "vila olímpica" a 60km de Toronto com outras triatletas internacionais. Segundo ela, o lugar ideal para os treinamentos, já que dispõe de piscinas, pista de corrida e ciclovia. A temperatura é o único ponto que vem preocupando Sandra, já que tem chovido bastante, com ventos frios. E quando o calor vem é intenso.
Após a disputa do Mundial, Soldan ainda participará da sexta etapa da World Cup de Triathlon, dia 29, em Corner Brook, também no Canadá. Sua volta ao Brasil está prevista para o dia 30 de julho. O Mundial ainda classificará 25 mulheres e 25 homens para o Godwill Games, que será em setembro, em Brisbaine, na Austrália.