São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, levou um susto, mas espantou a zebra checa Jiri Novak por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 7/6 (7-5) e 7/5, neste sábado, após 2h08min. Garantiu sua presença na final do Torneio de Stuttgart, na Alemanha. No domingo, a partir de 9h (de Brasília), ele vai pegar o argentino Guillermo Cañas.
Neste ano, Guga jogou oito vezes contra tenistas da Argentina e venceu em todas as oportunidades. O Terra Esportes fará acompanhamento online da decisão. A PSN anuncia transmissão.
Também neste sábado Guga conheceu seu primeiro rival no Torneio de Los Angeles, que vai disputar a partir de segunda-feira. Irá encarar o francês Michael Llodra.
Contra Novak, número 39 na Corrida dos Campeões, Guga perdeu o primeiro set por 6/4. No segundo, sobreviveu a um tie-break (7/5) e forçou o set desempate, que acabou vencendo por 7/5. Pela participação na final, o brasileiro já garantiu mais 35 pontos no novo ranking mundial do tênis. Se levantar a taça na Alemanha, serão 50 pontos.
Independente da vitória na decisão, Guga já garantiu que irá passar para o segundo lugar na Corrida dos Campeões na listagem que a ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) irá divulgar nesta segunda-feira. Ele só tinha quatro pontos a menos que o espanhol Juan Carlos Ferrera na última segunda. O americano Andre Agassi, no entanto, permanece na ponta. Na Lista de Entrada, o antigo ranking mundial do tênis, Guga conserva a liderança mesmo que perca a final na Alemanha.
Contra Novak, a partida teve um início equilibrado. Apesar de muitas chances de quebra de saque, apenas no décimo game o checo conseguiu aproveitar uma e fechar após 35min.
No segundo set, Guga deu impressão de que iria dominar. Quebrou o serviço do checo logo no primeiro game, em seu oitavo break-point na partida. A reação de Novak, no entanto, foi imediata. Logo na seqüência ele devolveu a quebra ao brasileiro. O equilíbrio seguiu até o final forçando a realização no tie-break.
Guga, que não tem um bom histórico no tie-break, teve um começo ruim. Chegou a estar perdendo por 4 a 1. Mas conseguiu reagir e virar o placar vencendo por 7 a 5 após 48min.
A reação do brasileiro pareceu abalar o checo, que teve seu primeiro serviço quebrado no set desempate. Mas não foi o suficiente para Guga impor, definitivamente, seu ritmo de jogo. O checo conseguiu se recuperar devolvendo a quebra e voltando a equilibrar a partida. No final, no entanto, o brasileiro conseguiu a vitória.
Veja a seguir o histórico de confrontos entre Guga e argentinos nesta temporada:
Gaston Gaudio (Aberto da Austrália) - 7/5, 6/7, 6/3 e 7/5
Guillermo Cañas (Torneio de Santiago) - 0/6, 6/1 e 6/2
Jose Acasuso (Torneio de Santiago) - 6/1 e 6/3
Guillermo Cañas (Torneio do México) - 6/1 e /64
Guillermo Coria (Masters Series de Monte Carlo) - 6/4 e 6/2
Franco Squillari (Masters Series de Roma) - 6/1 e 6/2
Guillermo Coria (Roland Garros) - 6/1, 7/5 e 6/4
Agustin Calleri (Roland Garros) - 6/4, 6/4 e 6/4