Rio - Atuais líderes do ranking mundial,as duplas brasileiras Shelda/Adriana Behar e Tande/Emanuel garantiram neste domingo o segundo lugar no Grand Slam do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, em Marselha, na França. Na final feminina, as brasileiras perderam para as norte-americanas Youngs e Fontana por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/14. Já no masculino, Tande e Emanuel foram derrotados na decisão pelos argentinos Baracetti e Conde também por 2 a 0 (21/19 e 21/19). O Grand Slam serviu para confirmar a presença das duas parcerias como as representantes do Brasil no Goodwill Games, no mês que vem, em Brisbane, na Austrália.
Elaine Youngs acabou sendo o grande nome da final desta quinta etapa da temporada do Circuito Mundial Feminino. A dupla dos Estados Unidos garantiu o segundo título no ano, já que também venceu na Itália. Para chegar à decisão em Marseille, Shelda e Adriana Behar venceram as norte-americanas McPeak e Arce, que ficaram em terceiro lugar, por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17).
Mais duas duplas do Brasil disputaram o Grand Slam na França: Sandra/Tatiana terminou na quinta colocação, e Jacqueline/Cláudia em 13-º lugar. A sexta etapa do Circuito Mundial Feminino começará nesta terça-feira, com a abertura do qualifying, na cidade de Espinho, em Portugal.
As defesas dos argentinos Conde e Baracetti foram decisivas na conquista do segundo título consecutivo no Circuito Mundial. Tande e Emanuel, que asseguraram o sexto pódio em seis etapas, passaram às semifinais após a vitória sobre os irmãos suíços Martin e Paul Laciga, por 2 sets a 0 (21/12 e 21/19), e, para chegar à decisão, derrotaram os campeões olímpicos em Sydney, Blanton e Fonoimoana, dos Estados Unidos, por 2 a 1 (18/21, 21/17 e 16/14). Os norte-americanos Wong e Metzger completaram o pódio do Grand Slam, terminando na terceira colocação.
Loiola e Ricardo terminaram em sétimo lugar, Paulão e Bella em 13º , e Franco/Roberto Lopes e Zé Marco/Pará, na 17ª posição. A sétima etapa do Circuito Mundial Masculino começará na quarta-feira, também em Espinho.
Com os resultados em Marselha, Shelda/Adriana Behar e Tande/Emanuel ganharam 406 pontos e US$ 22 mil de premiação.