JULHO DE 98 - Ronaldo sente tendinite no tendão patelar dos dois joelhos durante a disputa da Copa de 98.
OUTUBRO DE 98 - Exame constata hipermobilidade da patela do atacante, que resultava em instabilidade do joelho, dificuldade para dar piques e manter a velocidade.
JANEIRO DE 99 - Ronaldo desfalca a Inter em partidas do Campeonato Italiano no início do ano por causa de dores no joelho.
21 DE NOVEMBRO DE 99 - Ronaldo marca e em seguida se machuca em jogo em que a Inter bate a Lecce por 6 a 0, pelo Campeonato Italiano
30 DE NOVEMBRO DE 99 - O atacante é submetido à cirurgia em Paris para reconstituição parcial do tendão patelar do joelho direito. Previsão é de volta em cinco meses.
12 DE ABRIL DE 2000 - Ronaldo entra em campo no segundo tempo da partida contra a Lazio, pela final da Copa da Itália. Após seis minutos, atacante rompe o tendão patelar. Existe risco de fim da carreira do craque.
13 DE ABRIL DE 2000 - Brasileiro é operado em Paris. Médico francês Gerard Saillant garante volta do atacante, mas não sabe dizer em que condições.
5 DE MAIO DE 2000 - Atacante tira os pontos da cirurgia e já inicia trabalho de fisioterapia. Previsão é de volta aos campo em janeiro de 2001.
28 DE MARÇO DE 2001 - Ronaldo disputa jogo de festa da Unicef no Maracanã ao lado de atores globais e Schumacher. Ele marca cinco gols.
16 DE ABRIL DE 2001 - Atacante marca três gols em seu primeiro treino com bola na Inter.
21 DE MAIO DE 2001 - O médico que o operou, Gerard Saillant, libera Ronaldo para jogar
13 DE JUNHO DE 2001 - Felipão assume a Seleção e diz que Ronaldo tem lugar garantido no time assim que estiver bem.