Fukuoka (Japão) - O nadador russo Roman Sludnov roubou a cena dos nadadores australianos ao bater seu próprio recorde nos 100 metros nado peito no mundial de natação em Fukuoka, nesta segunda-feira.
Sludnov abaixou em 0,03 segundo a sua marca de 59,97 s quando venceu a semifinal com o tempo de 59,94, quando os australianos ameaçavam brilhar novamente após as performances de Ian Thorpe no domingo.
O russo, de 21 anos e natural de Omsk, é o único nadador a completar os 100 metros nado peito em menos de um minuto.
``Quebrei o recorde mundial mês passado e disse para mim mesmo que deveria tentar de novo hoje nessa prova'', disse Sludnov.
Mas a Austrália não deixou por menos e venceu com Matt Welsh nos 100 metros nado costas, conquistando a quarta medalha para a Austrália em dois dias.
A Austrália também obteve uma medalha de prata com a nadadora Leisel Jones nos 100 metros nado peito, ficando atrás da chinesa Luo Xuejuan.
A Alemanha ganhou duas medalhas nesta segunda-feira, com a nadadora Hannah Stockbaurer liderando sua equipe no revezamento 4 por 100 livres. Stockbaurer também ficou com o ouro nos 800 metros livres.
Os Estados Unidos, maior potência na natação, tiveram que se contentar com apenas uma medalha de ouro, com Anthony Ervin vencendo os 50 metros livres.