Rio - O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari só viveu desgraças nas últimas horas. À vergonhosa derrota na Copa América para Honduras, que trouxe consigo a eliminação da seleção brasileira, se soma agora uma denúncia apresentada por um grupo de homossexuais, por declarações feitas pelo técnico contra os gays.
O diretor do Grupo Gay da Bahia Marcelo Cerqueira declarou nesta terça-feira à agência de notícias France Presse que, em entrevista ao jornal mexicano Crónica Hoy, em meados de julho, e reproduzida posteriormente pela imprensa local, Scolari teria dito que se descobrisse algum homossexual em seu time o expulsaria imediatamente.
O técnico acrescentou que quando treinou um time do Kuwait, se sentia "incomodado" com a presença de homossexuais.
"Ficamos perplexos com esta declaração. Primeiro, Scolari pode ter gays em seu time e não saber e, segundo, ele está representando o Brasil no exterior e não pode falar assim. Entre os homossexuais brasileiros há grandes torcedores de futebol que estão ofendidos com este comportamento homófobo", disse Cerqueira.
O presidente do grupo, o antropólogo Luiz Mott, afirmou que foi enviada uma carta à Polícia Federal e à Federação Internacional de Futebol (FIFA) pedindo que o técnico se retrate publicamente destas afirmações preconceituosas. Além diso, está procurando desportistas gays para "demonstrar que a homossexualidade é compatível com a habilidade esportiva"
"Se ele dissesse que não queria um negro no time, teria sido acusado de discriminação racial. Nós consideramos que a discriminação sexual é igualmente grave", acrescentou Mott.
Segundo o antropólogo, Freud teria uma explicação lógica para este comportamento de Scolari. "Está comprovado que as pessoas mais homófobas são as que mais se excitam com imagens eróticas entre homossexuais. Até estudos nos Estados Unidos demonstraram isso", explicou, pondo em dúvida a identidade sexual do técnico.
"Que se preocupe mais em vencer as partidas, o que por enquanto não conseguiu, e deixe em paz a identidade sexual das pessoas", concluíram Cerqueira e Mott.