Rio - O australiano Jake Paterson conquistou o bicampeonato na quarta etapa da ASP Word Championship Tour (WCT), realizada na África do Sul. Apesar de estar defendendo o título em Jeffrey's Bay, Paterson ocupava uma modesta 33a. colocação no ranking mundial deste ano, mas a vitória conquistada sobre o californiano Taylor Knox, na grande final, o levou para o sétimo lugar.
Dos surfistas que chegaram na África do Sul figurando no seleto grupo dos top-16 da ASP, apenas Knox, Joel Parkinson, e o atual líder, o americano C. J. Hobgood, conseguiram passar pela terceira rodada do Billabong Pro.
A participação do Brasil também foi decepcionante, com Peterson Rosa (PR) e Neco Padaratz (SC) sendo os únicos que não terminaram na última colocação, mas também não passaram de um 17o. lugar. Foi a pior apresentação desde a prova do Tahiti de 1999, quando também nenhum surfista do Brasil conseguiu avançar para as oitavas de final.
"A apresentação do Brasil foi um verdadeiro desastre" comentou Peterson.
A elite mundial dos 45 melhores surfistas do mundo só volta a se reunir em setembro, para disputar o Figueira Pro, em Figueira da Foz, Portugal, entre os dias 17 e 25.