Rio - A boa estréia na Copa Mercosul em que venceu por 2 a 0 o Nacional, do Uruguai, deixou o Flamengo numa situação confortável na competição. A partida deste sábado contra o San Lorenzo, às 19h30min (de Brasília), em Buenos Aires, pode fazer com que o Rubro-Negro aumente sua distância em relação aos demais concorrentes do Grupo B.
Com três pontos no torneio, uma vitória faria com que o Rubro-Negro ficasse com uma diferença de cinco pontos para os adversários, o que o deixaria com boas possibilidades de se garantir na próxima fase. Mas a vantagem só será alcançada, caso Nacional e Olimpia empatem no outro confronto do grupo, em Montevidéu. A exemplo do San Lorenzo, a equipe paraguaia fará sua estréia na competição e, portanto, ambos os times ainda não pontuaram.
O entusiasmo do Rubro-Negro aumentou principalmente após os reforços de Alessandro, Juan e Edílson, que não estiveram no confronto de sábado passado, em Brasília. O técnico Zagallo acabou com a única dúvida que tinha e optou por Fernando ao lado de Juan na zaga. O meia Petkovic chegou a ser poupado do treinamento devido às dores sentidas no joelho direito, mas garantiu sua escalação.
Depois de servir a Seleção Brasileira na Copa América, na Colômbia, Juan não teve muito tempo para o descanso e mostrou disposição nos treinamentos da equipe, garantindo sua vaga. O mesmo ocorrerá com Alessandro. Ele voltará à lateral direita após o efeito do remédio, que ingeriu por conta própria antes da partida contra o Nacional, ter se esgotado. O departamento médico optou por deixá-lo fora do primeiro compromisso do time no torneio por entender que a medicação continha substâncias proibidas, que seriam facilmente flagradas num possível exame antidoping. Já Edílson só não atuou contra os uruguaios porque estava fortemente gripado.
A ameaça de greve pelo atraso no pagamentos dos salários movimentou a semana no San Lorenzo. Os jogadores chegaram a paralisar o treinamento de quarta-feira passada e pressionaram os dirigentes para solucionar o problema. Mas a diretoria do clube encontrou uma saída e pagou o mês de junho para alívio do elenco, que agora promete complicar a vida do Rubro-Negro na competição com uma boa estréia diante da sua fanática torcida.