Rio - O campeão da sexta edição da Liga Futsal 2001 pode sair neste domingo. Ulbra/Chevrolet (RS) e ACBF/Barbosa (RS) fazem, às 13h30min, no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS), a segunda partida das finais e a vantagem é do time de Canoas, que precisa apenas de um empate para garantir o terceiro título. Já o Carlos Barbosa, que tenta vencer a competição pela primeira vez, tem que ganhar para forçar um terceiro confronto. O primeiro jogo terminou em 7 a 3 para a Ulbra.
“Eles têm uma marcação muito forte e um contra-ataque veloz, e não podemos deixá-los atuar da mesma forma. Este não é o momento ideal para fazer grandes alterações. Não é hora de inventar”, afirmou o técnico do Carlos Barbosa, Jarico, que não poderá contar com Gabriel. O jogador cumpre suspensão automática por ter sido expulso na primeira partida da decisão.
Na Ulbra, o treinador Paulo César de Oliveira, o PC, que comandou a equipe nas duas primeiras conquistas da Liga, preparou seus jogadores para enfrentarem a pressão de jogar fora de casa. “A torcida do Carlos Barbosa é extremamente apaixonada e respira futsal. Vamos tentar minar a marcação equilibrada da equipe deles e, com isso, diminuir as chances de finalização”, explicou. A Ulbra também terá um desfalque importante para o confronto: o artilheiro Lenísio foi expulso na vitória do último domingo e cumpre suspensão automática.
De todos os jogadores que disputam a decisão da Liga, o único que pode chegar ao tricampeonato é o pivô Índio, do Carlos Barbosa. Em 1998, ele conquistou seu primeiro título, quando defendia o adversário deste domingo. A segunda conquista veio no ano passado, com o Vasco. A lista dos que podem ser bicampeões, em compensação, inclui Lavoisier, Bela, Márcio, Marquinhos e Ronaldo, pelo Carlos Barbosa, e Rogério, Almir, Saad, Paulinho, Etienne, Maicky e Lenísio, pela Ulbra.
Este ano, as duas equipes já se enfrentaram em três oportunidades. A primeira partida, em Canoas, pela primeira fase, terminou empatada em 3 a 3. Nos dois confrontos seguintes, duas vitórias para a Ulbra: por 4 a 3, em Carlos Barbosa, no returno da fase inaugural da Liga, e a outra na abertura da fase final, por 7 a 3.
O segundo jogo da final da Liga Futsal 2001 terá a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Aécio de Borba, e do treinador da Seleção Brasileira, Vander Iacovino.
Se necessário, o terceiro jogo será realizado no dia 5 de agosto, também em Carlos Barbosa, às 11h.