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Adiamento de luta de Holyfield ajuda chineses
Sábado, 28 Julho de 2001, 13h05

Pequim - O adiamento da luta entre os pesos-pesados John Ruiz e Evander Holyfield pela disputa do cinturão da Associação Mundial do Boxe (WBA) foi uma ``dádiva disfarçada'' para os organizadores chineses, que perderam bastante com o evento, disse o promotor Don King neste sábado.

King disse que o adiamento, devido à contusão na nuca do atual campeão Ruiz, dará aos organizadores mais tempo para fazer mais sucesso com a luta, que originalmente estava marcada para o dia 5 de agosto.

De acordo com a equipe de Ruiz, ele estará pronto para lutar daqui a seis ou oito semanas e King disse na sexta-feira que esperava anunciar uma nova data o mais rápido possível.

A venda de ingressos para a luta foi pequena e os organizadores não obtiveram o público desejado pela transmissão de um rede de televisão local.

``Agora você tem uma segunda chance para retificar. É isso que quero dizer por ``dádiva disfarçada'', disse King, que deu os direitos de transmissão da luta para a Chinese Great Wall International Sports Media.

O diretor da Great Wall, Niu Lixin, disse que esperava uma perda de 2 milhões de dólares com a luta dos dois norte-americanos.

Os promotores chineses têm tido dificuldades com as televisões públicas, com as acomodações do ringue e com os patrocinadores, que não estão acostumados a pagar pelo esporte.

``Se o governo fosse o patrocinador do evento, seria garantido. Mas a luta teve que depender da busca de patrocínio, direito de transmissão, público e propaganda'', disse o porta-voz da Great Wall Zhang Xiaozhu.

A empresa pediu mais de um milhão de dólares para a transmissão de uma televisão local, mas acabou vendendo para a Televisão Central da China (CCTV) por apenas 50 mil dólares e 13 minutos de propaganda.

``Por que não houve mais disputa pela transmissão?'', perguntou o diretor de esportes da CCTV, Ma Guoli. ``Porque não há mercado para isso'', disse Guoli.

Apenas metade da propaganda para transmissão -- que se espera chegar a 60 milhões de telespectadores -- havia sido vendida até sexta-feira, segundo uma vendedora da estação subsidiária da propaganda.

A Great Wall vendeu cerca de 12 mil lugares da luta para uma empresa de fundos capitais por 1,81 milhão de dólares, menos da metade do preço do ingresso.

Até sexta-feira, somente cerca de metade dos ingressos para a luta haviam sido vendido, disseram promotores da chinatickets.com. Preços de 100 até mil dólares estão além do poder aquisitivo dos chineses.

O advogado de Holyfield, Jim Thomas, disse que aceitava que o adiamento foi por causa de contusão. ``Deveria ser o único a não estar satisfeito. Mas estou'', disse Thomas.

Reuters


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