Rio - O carioca Rafael Pinho está desde sábado em Cork, na Irlanda, onde disputará o Campeonato Mundial de Laser, que será realizado de 30 de julho a 8 de agosto. Rafael, de 22 anos, faz parte da nova geração de iatistas, seguindo os passos de Robert Scheidt, tetracampeão do mundo na classe.
Como preparação para o Mundial da Standard, Rafael participou no último fim de semana do Mundial de Laser Radial, realizado na Espanha. O iatista encerrou sua participação integrando a Flotilha Ouro, que reuniu os 70 melhores do mundo.
“ Fiquei bem feliz com esse Mundial, porque foi uma grande participação dos brasileiros e fez a nossa marca ficar mais forte no mundo”, disse Rafael, que sonha com uma posição na Flotilha Ouro no campeonato.
Rafael Pinho dedicou-se à parte física durante esta semana em Madrid, na Espanha, e deixou para a Irlanda os treinamentos na água, para que o atleta pudesse se acostumar com as correntes e os ventos locais.
A vaga para o Mundial da Standard foi conquistada em junho, durante a Copa Volvo Ocean Race, quando o iatista ficou entre os seis mais bem colocados, juntamente com André Streppel (RS), Bruno Fontes (SC), Nelson Alencastro (RJ), Mateus Tavares (BA) e Carlos Eduardo Fanucchi (SP). O paulista Robert Scheidt e o carioca João Signorini já estavam confirmados no Mundial.