Rio - Com o término da etapa de Espinho (Portugal) no último domingo, o Circuito Mundial de Vôlei de Praia entra na reta decisiva.
Faltando apenas quatro etapas para o término da temporada - entre elas o Campeonato Mundial, que será disputado nesta semana, em Klagenfurt (Áustria) -, Tande e Emanuel seguem na liderança isolada do ranking, com 2.278 pontos, seguidos dos irmãos suíços Paul e Martin Laciga. Apenas três outras duplas ainda podem chegar ao título: Baracetti/Conde (Argentina), Ricardo e Loiola (Brasil) e Wong/Metzger (EUA).
"Dessa turma, todos disputaram pelo menos duas finais e apenas os Laciga não conquistaram nenhum título ainda, mas chegaram à decisão cinco vezes. O equilíbrio é total. Ganhamos e perdemos de todas essas duplas", afirmou Tande.
Quem vencer em Klagenfurt somará mais 500 pontos na tabela.
"O que está fazendo a diferença a nosso favor agora é a regularidade. No Circuito Mundial, você tem de estar sempre chegando, sempre pontuando. A maior prova disso é que vencemos duas vezes, como Wong e Metzger e Baracetti e Conde, e temos uma boa vantagem sobre eles", acredita Emanuel, três vezes campeão mundial (1999/97/96).
"Outra prova do quanto é fundamental esta regularidade é que os Laciga ainda não venceram esse ano e estão na nossa cola. Isso ainda não aconteceu na história do Mundial, mas é possível ser campeão sem vencer uma etapa sequer", completou.
Tande e Emanuel subiram ao pódio em todas as sete etapas disputadas até agora. Foram duas medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Além do torneio austríaco, o mais importante do Circuito, faltam ainda os torneios de Ostende (Bélgica, entre 8 e 12 de agosto), Palma de Mallorca (Espanha, 12 a 16 de setembro) e de Vitória (Brasil, de 27 de novembro a 2 de dezembro).
Confira os cinco melhores do ranking:
1) Tande/Emanuel (BRA) - 2.278 pontos
2) P.Laciga/M.Laciga (SUI) - 2.106
3) Baracetti/Conde (ARG) - 1.118
4) Ricardo/Loiola (BRA) - 1.486
5) Wong/Metzger (EUA) - 1.480