Rio - ACBF/Carlos Barbosa (RS) e Ulbra/Chevrolet (RS) entram em quadra para decidir o título da Liga Futsal 2001, neste domingo, às 11h, no Centro Municipal de Eventos, em Carlos Barbosa (RS). O time de Canoas (RS) vai em busca do tricampeonato – foi campeão em 1996 e 1998 -, enquanto a equipe da Serra Gaúcha tenta o título inédito.
O vencedor do terceiro confronto da decisão levantará a taça da competição. Em caso de empate no tempo normal, haverá uma prorrogação de 10 minutos (cinco minutos cada tempo). Persistindo a igualdade, a equipe de Carlos Barbosa será a campeã por ter tido melhor campanha nas fases classificatória e eliminatória – 47 pontos contra 46 do adversário.
Na fase final do campeonato, as duas equipes se enfrentaram em duas oportunidades, sendo que cada uma venceu uma partida. No primeiro jogo, a Ulbra/Chevrolet venceu pelo placar de 7 a 3, em Porto Alegre, e, no segundo confronto, a ACBF/Carlos Barbosa saiu com a vitória por 5 a 2, em Carlos Barbosa. Na primeira fase da competição, os clubes já haviam se encontrado em duas oportunidades e a vantagem foi da Ulbra/Chevrolet: 4 a 3, fora de casa, e 3 a 3, em seu ginásio.
Para o último jogo da competição, o técnico da ACBF/Carlos Barbosa, Jari da Rocha, o Jarico, direcionou o trabalho durante a semana para o lado psicológico de seus jogadores. Para ele, o atual momento não é para fazer mudanças.
“Apesar de o adversário ter perdido algumas peças importantes na reta final, isso não muda em nada a nossa forma de jogar. Sempre digo aos jogadores que continuamos jogando contra a Ulbra. O que muda é o nome do jogo: decisão. Ressalto a eles que depois disso não há outra possibilidade de uma nova partida. Então, o momento é de muita concentração para não deixar essa chance escapar”, afirmou Jarico.
O fato de jogar em casa, com o apoio maciço de sua torcida, além de dois empates (tempo normal e prorrogação) para ser campeão, segundo Jarico, não traz nenhuma expectativa ou pressão adversa aos jogadores.
“Pelo contrário. Estamos tranqüilos em relação a estes fatores e o que mais nos deixa confiantes é que voltamos a jogar bem em casa, coisa que não vinha acontecendo em alguns momentos do campeonato”, afirmou o treinador da ACBF/Carlos Barbosa, que não poderá contar com Gabriel, Marciano e Robert, expulsos durante a fase final do campeonato.
O treinador da Ulbra/Chevrolet, Paulo César de Oliveira, o PC, que estará lutando pelo seu terceiro título, mesmo perdendo cinco jogadores para a decisão, diz que o momento não é de traumas.
“Claro que perdemos peças importantes, mas não podemos fazer absolutamente nada em relação a estas ausências. Esta é a melhor oportunidade dos jovens jogadores que entram na partida para mostrarem seu valor, porque eles vão ter que jogar muito para conquistar este título”, disse PC, que não terá à disposição Lenísio (o artilheiro da competição com 25 gols), Ciço, Nuno e Etienne, todos expulsos na fase decisiva, além do ala Saad, que sofreu uma lesão na coxa direita.
Mas para chegar ao título, PC já sentenciou: terão que jogar uma partida muito diferente a disputada no último domingo. “Não podemos repetir a apatia e temos de ousar, jogando de igual para igual. Temos apenas um resultado que nos interessa, que é a vitória. Nos podemos deixar que Carlos Barbosa dite o ritmo de jogo, de forma cadenciada. Temos que dar velocidade na partida e, por ser um grupo de mais força física, tentar tirar algum proveito pelo fato de ter uma previsão de temperatura mais elevada no dia”, revelou PC.
O terceiro e decisivo jogo da final da Liga Futsal 2001 contará novamente com a presença dos dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), como o presidente da entidade, Aécio de Borba, e também do treinador da Seleção Brasileira, Vander Iacovino.