Rio - O 8º Campeonato Mundial de Atletismo prossegue terá início neste sábado, em Edmonton, no Canadá, com a realização de 20 provas no Commonwealth Stadium. O Brasil estará presentes em três delas, com quatro atletas. Flávio de Oliveira Godoy (Vasco da Gama) e Anderson Jorge Oliveira dos Santos (São Raimundo) disputam a primeira rodada dos 400m; Cláudio Roberto Souza nos 100m; e Jadel Gregório disputará a qualificação no salto triplo.
À exceção do maratonista Leonardo Vieira Guedes, e dos atletas que estréiam neste sábado, os demais treinaram nesta sexta, pela manhã, na pista da Universidade de Alberta, próxima ao Super 8 Hotel, onde os brasileiros estão hospedados. Os próximos que estréiam são Elisângela Adriano e Maurren Higa Maggi, ambas da Funilense-São Caetano, que disputarão, neste domingo, o arremesso do peso e o salto em distância.
Cláudio Roberto nos 100m e Jadel Gregório no triplo enfrentarão duas das estrelas presentes à competição de Edmonton: os campeões olímpicos e recordistas mundiais Maurice Grenne (Estados Unidos) e Jonathan Edwards (Grã-Bretanha). Grenne, que também tentará o tricampeonato mundial, já correu a prova em 9s79 em 1999 (em Atenas) e este ano tem uma das melhores marcas, 9s90. Edwards tem 18m29 no triplo, marca conseguida em Gotemburgo em 1995 e este ano é o primeiro do ranking com 17m66.
Nos 400m, com a ausência do norte-americano Michael Johnson, campeão olímpico e mundial, não há previsão quanto a favoritos. Aí entram Flávio Godoy, no seu melhor momento, e Anderson. Godoy, 31 anos, cabo do Exército brasileiro, venceu o Troféu Brasil Caixa em julho, no Rio de Janeiro, com 45s56. Anderson foi o segundo, com 45s65. No entanto, Anderson tem 45s39, marca de 1999.