Salvador - O campeão mundial de superpenas pela Organização Mundial de Boxe (OMB), Acelino Popó Freitas, embarca na próxima segunda-feira à noite para os Estados Unidos, onde iniciará os treinos intensivos para a luta pela unificação do título, contra o cubano Joel Casamayor, campeão pela Associação Mundial de Boxe (AMB).
Popó embarca com o seu novo técnico no Brasil, o treinador da Seleção Nacional de Boxe, Ulisses Pereira. Nos Estados Unidos, eles se juntarão ao técnico porto-riquenho Oscar Suarez, com cinco campeões mundiais em seu staff.
A programação de lutas inclui em setembro um embate com um adversário ainda não definido. A principal luta da carreira de Popó deverá acontecer em novembro. Até lá, ele continuará nos Estados Unidos, concentrado em um campus universitário e longe da mulher, Eliana Guimarães, que só deverá viajar para assistir às apresentações do marido.
O advogado do pugilista, João Gabriel Rodrigues da Costa, observa que os técnicos optaram por promover uma luta antes do embate pela unificação em razão de Popó estar desde janeiro sem lutar, tendo ainda passado por uma série de desgastes psicológicos, como o rompimento com a equipe técnica anterior, a desistência da luta que deveria ter acontecido em maio, além do casamento. Mesmo assim, garante Costa, o lutador está em ótima forma física, acompanhado de perto por um nutricionista e um endocrinologista.
Até o dia da viagem, Popó continuará treinando em dois turnos na academia Mão de Pedra, de seus irmãos.