Rio - O tricampeão brasileiro Peterson Rosa, de 26 anos, será uma das principais atrações da quarta etapa do Super Surf 2001, que começa nesta quarta-feira e vai até domingo na Praia do Cupe, em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco.
Como só participou de duas provas nesta temporada e ocupa apenas a 42a colocação no ranking, o paranaense optou por não disputar o WQS de Huntington Beach, nos Estados Unidos. A competição marcará a volta do estado ao Circuito Brasileiro de Surfe Profissional depois de dois anos. “Vai ser muito bom para dar uma animada no surfe pernambucano”, acredita Sávio Carneiro, de Recife, um dos três únicos surfistas que podem alcançar a liderança do ranking nesta etapa.
O pernambucano é uma das novidades da edição deste ano do Super Surfe. Dos 16 primeiros colocados, nove não estavam entre a elite no ano passado. Os únicos que conseguiram se manter no grupo foram o líder e o vice-líder do ranking, respectivamente Tânio Barreto e Dunga Neto, ao lado de Armando Daltro (sétimo lugar), Beto Fernandes (oitavo), Tadeu Pereira (13o), Odirlei Coutinho (13o) e Renato Wanderley (16o.).
Além do atual defensor do título, Peterson Rosa, Joca Júnior, Danilo Costa, Fábio Carvalho e Fábio Silva não aparecem nem entre os 30 primeiros.