Rio - Está confirmado para esta quarta-feira às 14h, na CBF, o Conselho Técnico que vai definir a fórmula de disputa e a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. A informação é do secretário-geral da entidade, Marco Antônio Teixeira. Participarão do encontro dirigentes dos 28 clubes que vão disputar o torneio.
Pela proposta da CBF, os 28 clubes seriam divididos em dois grupos de 14 times. Um seria formado pelas equipes das regiões Sul-Sudeste (Americano-RJ, Avaí-SC, Bragantino-SP, Criciúma-SC, Desportiva-ES, Figueirense-SC, Joinville-SC, Londrina-PR, Malutrom-PR, Serra-ES, Caxias-RS, União São João-SP, Vila Nova-GO e XV de Piracicaba-SP), enquanto o outro por equipes das demais regiões (ABC-RN, América-RN, Anapolina-GO, Ceará-CE, Fortaleza-CE, Sergipe-SE, CRB-AL, Remo-PA, Paysandu-PA, Náutico-PE, Nacional-AM, Sampaio Corrêa-MA, São Raimundo-AM e Tuna Luso-PA).
Na primeira fase as equipes jogariam dentro de seus grupos, em turno único, com 13 jogos para cada time. Ao fim da primeira fase, quatro times de cada grupo passariam para a segunda fase, que seria disputada no sistema de mata-mata. Os quatro classificados para a fase final disputariam um quadrangular, com turno e returno, com os dois melhores classificados garantindo o direito de disputar a Série A de 2002.
Caso seja aprovada a fórmula de disputa da CBF, a primeira rodada da competição, prevista para o dia 12 de agosto, seria Desportiva x Figueirense, Vila Nova x Serra, União São João x Joinville, Malutrom x XV de Piracicaba, Avaí x Bragantino, Criciúma x Americano, Caxias x Londrina, Anapolina x Tuna Luso, CRB x América, Fortaleza x Sergipe, ABC x Ceará, Sampaio Corrêa x Nacional, Remo x Náutico e São Raimundo x Paysandu.
Mas existe a possibilidade de ser aprovada uma outra fórmula de disputa, ainda desconhecida, a ser proposta pelo Clube Brasil - entidade que reúne os clubes da Série B.