São Paulo – O brasileiro Gustavo Kuerten unificou a liderança dos dois rankings da ATP: a Corrida dos Campeões e a lista de entradas. O feito foi alcançado com a vitória sobre o russo Yevgueny Kafelnikov nesta sexta-feira e, a conseqüente, classificação para a semifinal do Masters Series de Cincinnati, nos EUA.
O brasileiro chegou a tomar um susto no segundo set, mas venceu a partida por 2 sets a 1, com parciais de 6/4,3/6 e 6/4. Seu próximo, na partida que será realizada neste sábado às 20h, sairá do confronto entre o Jan-Michael Gambil e o britânico Tim Henman.
Guga já havia ocupado a liderança dos dois rankings no final do ano passado quando conquistou a Corrida dos Campeões. Na classificação divulgada na última segunda, o campeão de Roland Garros ocupava o 1º posto no ranking de entradas e agora, com os pontos obtidos em Cincinnati, ultrapassou o americano André Agassi na classficação que leva em conta os resultados obtidos apenas neste ano.
Na partida desta sexta, o campeão de Roland Garros alternou altos e baixos. Começou quebrando o saque do russo logo no primeiro game. Sacando forte, perdeu apenas três pontos quando teve o serviço durante todo o primeiro set.
O jogo ficou mais equilibrado no segundo set. Até que o russo obteve uma quebra no oitavo game. No terceiro set, Guga não conseguiu confirmar o seu saque logo no game inicial. Quando o jogo já parecia perdido, o brasileiro devolveu a quebra no oitavo game. Voltou a quebrar no 10º e venceu a partida.