São Paulo - O Atlético-MG venceu o Guarani por 3 a 0, neste domingo, no Independência, em Belo Horizonte, e se juntou aos times que lideram o Campeonato Brasileiro, com 10 pontos em quatro rodadas. Já o Guarani tem apenas 1 ponto e é o lanterna da competição. Gilberto Silva, Ramon e Marques, de pênalti, marcaram os gols atleticanos.
O Atlético volta a campo na próxima quinta-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba. Já o Guarani recebe o São Paulo em Campinas, também na quinta-feira.
O Guarani começou bem fechado, tentando diminuir os espaços para dificultar a aproximação do ataque atleticano, que partia para cima, empurrado por sua torcida. O Guarani parava as jogadas muitas vezes com falta.
A partir de uma dessas faltas, sofrida por Alexandre, aos 13 minutos, no lado direito de seu ataque, o Atlético abriu o placar. Ramon cruzou na área, Gilberto Silva subiu e desviou de cabeça, mandando a bola no canto direito de Gilberto. 1 a 0.
O Guarani tentou dar a resposta em seguida, aos 15 minutos, quando Fumagalli recebeu de Wilson, chegou de surpresa na área atleticana e concluiu com perigo, obrigando Velloso a fazer grande defesa com o joelho.
E o Guarani continuava pressionando em busca do empate. Aos 17 minutos, Zé Carlos aproveitou-se de falha na zaga do Atlético e finalizou livre na grande área, mas Velloso salvou o time mineiro mais uma vez com grande defesa.
Justamente quando o Guarani parecia mais próximo do gol de empate, o Atlético ampliou sua vantagem a partir de uma falta sofrida por Alexandre aos 24 minutos. Ramon cobrou direto e com perfeição, no ângulo direito de Gilberto, que estático, viu a bola entrar sem nada poder fazer. 2 a 0.
Apesar da vitória parcial, o técnico atleticano, Levir Culpi, não estava satisfeito com o posicionamento de sua defesa, que dava muita liberdade aos atacantes do Guarani.
Na volta das equipes após o intervalo, a partida caiu de rendimento, com as jogadas muito concentradas no meio-campo. Ainda assim, logo aos 7 minutos, o Atlético teve boa chance para marcar o terceiro gol, quando Ramon lançou para Alexandre, livre na área, chutar forte. A bola ainda bateu na trave, mas saiu pela linha de fundo.
Aos 11 minutos, Marques lançou do meio-campo para Baiano, na direita. Ele chegou ao fundo e cruzou para a área. Guilherme deixou passar para Alexandre, mas Ernani tirou antes que a bola chegasse até ele.
Aos 27 minutos, foi a vez do Guarani chegar com perigo. Eduardo Marques entrou pela meia-direita e chutou forte, da entrada da área, obrigando Velloso a fazer boa defesa, tirando para escanteio.
Com a vantagem no placar, o Atlético diminuiu o ritmo e começou a ser pressionado pelo Guarani. Mas aos 41 minutos Marques avançou pela intermediária, entrou na área e foi derrubado por Ernani. O próprio Marques cobrou e fez o terceiro do Atlético, fechando o placar.